IFRN promove manutenção de equipamentos médico-hospitalares

Reportagem no RN1

Em tempos de pandemia de Covid-19 e riscos ao sistema de saúde, o Campus Ceará-Mirim  do IFRN desenvolve uma força tarefa entre professores e estudantes para a manutenção de equipamentos hospitalares do estado. A ação é possível graças ao Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos, ofertado desde 2016 no Campus. A iniciativa foi organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial através do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (Senai-CTGás), e se dirige especialmente a ventiladores pulmonares.

Os professores Leila Cavalcanti, Gilvan Borba, Camille Silva e Kamila Queiroz, que integram o corpo docente do curso ofertado pelo Campus, são os mediadores dessa força-tarefa e organizaram a participação de estudantes para contribuir com a manutenção dos equipamentos. Entre os itens que já passaram por reparo neste projeto estão os ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, o equipamento que monitora todos os sinais vitais, oxímetros, desfibriladores, cardioversores, electrocardiógrafos e máquinas de anestesia.

Ao todo, são 10 estudantes voluntários para o trabalho, entre formados e os que ainda estão cursando, mas já encerraram suas práticas profissionais. Eles revezam a ida até o CTGás, o espaço físico onde estão centralizados o recebimento, a assepsia e as manutenções dos equipamentos, de modo a suprir as demandas, sem superlotar o laboratório.

Mais informações no Portal do IFRN.